Carregando agora
×

ENTRETV

Fórmula 1 tem impasse criado após Globo disputar com a Band os direitos de transmissão

A Fórmula 1 ganhou um impasse para suas transmissões a partir de 2026. Isso se deve devido aos interesses da Globo em querer novamente os direitos de exibição já para o próximo ano.

A emissora carioca procurou a Liberty Media para negociações, já que o contrato com a Band encerra em dezembro deste ano. Segundo informações do site F5, do jornal Folha de São Paulo, a emissora do Morumbi já sabe das conversas entre Globo e a detentora de direitos de transmissão do torneio.

Mas isso não se tornou impedimento para que o canal da família Saad também demostre que está interessada em renovar o contrato com a Liberty, mesmo com o desafio de ter a líder do mercado querendo novamente o Campeonato Mundial em sua programação.

Efeito cascata

A Band e a Liberty tiveram um grande problema em 2024, por causa de uma casa de apostas e mudanças contratuais. A emissora estava com o SBT no caminho para deter os direitos de transmissão, e com isso, decidiu pagar US$ 15 milhões pelo evento, o que equivale a pouco mais de R$ 80 milhões.

Uma casa de apostas que fechou patrocínio com a Fórmula 1 por R$ 20 milhões, acabou não cumprindo com os pagamentos e fez a Band ter o status de ‘caloteira’ pela falta de repasse do valor pela temporada.

A situação virou uma dor de cabeça para a emissora do Morumbi, fazendo necessário acionar a justiça para resolver o entrave. Depois disso, os pagamentos para a Liberty estão em dias.

Movimentos estratégicos

O desempenho do último domingo (13) da Fórmula 1, no Grande Prêmio de Bahrein, servirá de norte para a tomada de decisões caso a Globo seja mais incisiva e ameace tirar o esportivo da Band. Isso porque durante 43 minutos, a Record foi passada para trás e o canal da família Saad cravou a terceira colocação.

Gabriel Bortoleto também é um nome que vai pesar na decisão e no quanto a Band estará disposta a pagar para seguir com a parceria com a Liberty. O piloto brasileiro entrou na competição, dando efeitos em audiência na Grande São Paulo.

A passos cuidadosos

Mesmo com o interesse da Globo, a emissora carioca não pretende tomar decisões bruscas nesse primeiro momento. Acredita-se que a volta da F1 para o canal seja uma grande chance para o setor comercial.

Os traços de acordo sinalizam uma cobertura multiplataforma, na TV Globo, no SporTV e também no Globoplay. Não é de agora que a líder de audiência vem investindo em cobrir eventos desse tipo, e cada vez mais, vem fortalecendo seu catálogo de produtos digitais, no caso do streaming.

Publicar comentário