Carregando agora
×

ENTRETV

Conclave do Papa Leão XIV | Gafes ao vivo, quebra de protocolo, climão e euforia marcam cobertura da TV

O Conclave da década foi marcado por inúmeros fatos na TV brasileira. A escolha do sucessor de Francisco foi anunciada às 13h08 pela chaminé da Capela Sistina nesta quinta (8). A cobertura das emissoras sobre a eleição de Leão XIV contou com climão e gafes ao vivo, quebras de protocolo e euforia.

A começar por Leo Dias. Na primeira fumaça do Conclave, às 16h01 desta quarta (7), o apresentador do Fofocalizando anunciou ao vivo que o novo papa estava eleito e que a fumaça era branca, quando na verdade era preta, indicando que não havia consenso do próximo pontífice.

Simone Queiroz, enviada especial ao Vaticano, deu as informações direto da Praça São Pedro, que não havia escolha do papa. Ao retornar para o estúdio, Leo pediu desculpas pela gafe.

Na Globo, Ilze Scamparini e William Bonner se estranharam no Jornal Nacional do primeiro dia de conclave. Já era madrugada pelo fuso horário de Roma, quando a correspondente do Vaticano e o titular do JN estiveram ao vivo.

Ao agradecer à Ilze pela sua presença e reforçando que não haveria a junção da dupla nas edições seguintes do noticiário da Globo, a jornalista esboçou pouco afeto, e se limitou a apenas agradecer ao veterano, se afastando um pouco do âncora ao fim do jornal.

Segundo a Veja, o motivo do climão ao vivo foi por causa de uma piada feita por Bonner na terça (6), em sua chegada ao Vaticano, o que não teria agradado Scamparini. A web reagiu de imediato à cena, havendo divisões de opinião de quem estaria certo.

Ainda no primeiro dia, brasileiros estiveram ao vivo na GloboNews, com a repórter Bianca Rothier. No link, um pouco de humor em meio a tensão das votações do conclave, com direito a leques sendo batidos.

No canal de notícias da Globo, a euforia dos apresentadores do Estúdio i, de Andreia Sadi, ao anunciar a fumaça branca, anunciando que houve consenso entre os cardeais votantes no conclave.

A quinta-feira (8) que marca a escolha de Leão XIV como Papa, Globo, SBT e Band interromperam suas programações para noticiar o fato histórico. Na Record, as praças seguiram com suas edições do Balanço Geral. Mas não foram todas que seguiram a ordem da rede.

A TV Cidade Fortaleza, afiliada do canal da Barra Funda no Ceará, cobriu tanto a morte de Francisco quanto a eleição de seu sucessor. No momento em que a edição local do Balanço Geral esteve no ar, imagens ao vivo do Vaticano com a repercussão da escolha do pontífice.

Já na Globo, a TV Mirante, afiliada da emissora no Maranhão, não seguiu a ordem de corte para a rede, seguindo normalmente com o Globo Esporte, entregando a programação nacional ao estado somente às 13h25.

Publicar comentário