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CNN Brasil chega aos 5 anos no ar enfrentando crises e crescimento da GloboNews e Jovem Pan

A CNN Brasil completou 5 anos no ar no último dia 15 de março. A filial brasileira da marca americana chegou em território brasileiro em 2020, quando a Organização Mundial da Saúde havia decretado a pandemia do coronavírus.

Assim, o canal já chegava com uma grande responsabilidade diante da crise de saúde em todo o mundo, com agravante em diversos países, incluindo o Brasil.

Sob o comando do ex-vice presidente de jornalismo da Record, Douglas Tavolaro, a emissora havia sido uma grande aposta por ter nomes de peso em seu time de apresentadores.

Sendo eles: Daniela Lima, Reinaldo Gottino, Rafael Colombo, Monalisa Perrone, Daniel Adjuto, Evaristo Costa, Luciana Barreto, Evandro Cini, Taís Lopes e muitos outros, estiveram nos primeiros meses de atividade do canal.

Outros vieram depois e virou uma chave na marca da CNN, como o jornalista Márcio Gomes, que comanda um telejornal no horário nobre de segunda a sexta. Elisa Veeck, que iniciou no CNN Novo Dia, segue agora no Live CNN.

Já William Waack, que comandava o extinto Jornal da CNN, ancora o WW, programa ao vivo de análise política. Outros inclusive passaram por promoções, como Iury Pitta, na apresentação de jornais da casa.

Crises

Mas nem só de mudança das cadeiras passou o canal. A CNN Brasil enfrentou uma onda de demissões em dezembro de 2022, onde centenas de funcionários foram desligados em massa, sendo inclusive denúncia de sindicatos trabalhistas.

O corte no quadro de funcionários surtiu efeito na programação da emissora, que realizou mudanças repentinas e sem aviso prévio, como o fim do Jornal da CNN, mencionado anteriormente.

Ao longo desse período, um dos grandes desafios era barrar o crescimento de espectadores da GloboNews e da Jovem Pan News, suas principais rivais.

E o responsável não foi somente do ex-CEO Douglas Tavolaro, que permaneceu no cargo até março de 2021. Renata Afonso chegava com o desafio de corte de gastos e maior lucro.

Após a contratação de João Camargo em 2022 por Rubens Menin, as funções da então CEO ficaram cada vez mais limitadas. Assim, Afonso pediu seu desligamento da CNN, e Camargo assumiu a função.

A partir de então, uma onda de demissões, como a da jornalista Monalisa Perrone, e corte de produções do canal.

Mercado

Como maneira de aumentar seu faturamento, a CNN Brasil passou a ter seu sinal além da TV paga e do YouTube. Agora, quem desejar assistir ao canal, pode acompanhar pelo Prime Vídeo e pelo Samsung TV Plus.

Outro investimento feito foi o da inserção da filial brasileira da CNN na banda Ku, permitindo o acesso gratuito a programação pelos telespectadores de todo o país.

Uso da marca

Em uma rápida retrospectiva, a cúpula da CNN no Brasil precisou colocar a mão no bolso para fazer uso da marca de jornalismo americano, fazendo inúmeras negociações, chegando ao pagamento de US$ 6 milhões pagos a cada 3 anos.

Mas não foi só a marca que virou um problema aos cofres do canal. Inicialmente, em 2020, a CNN possuía três estúdios, sendo a sede em São Paulo, um no Rio e em um capital federal.

Com a necessidade do corte de gastos, a filial do RJ precisou ser desativada, mantendo apenas a de SP e a de Brasília, onde inclusive é ancorado o CNN 360 e o Bastidores CNN.

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